• Almanza

Safra de grãos em alta: como proteger sua produção?


De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a safra nacional de grãos deve ser de 252 milhões de toneladas no ano de 2020.

Os dados, fornecidos no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), indicaram que estes números são impulsionados, principalmente, pelas culturas de soja, algodão herbáceo e café, que podem ter atingido seus patamares mais altos de produção.

Para exemplificar, a produção de soja está na iminência de bater outro recorde, totalizando 121,4 milhões de toneladas, número equivalente a uma alta de 7% em comparação com 2019 e de 0,3% com as estimativas no meio do ano.

Com relação ao café, a estimativa é de que também irá bater seu recorde haja vista a grande variedade da produção do tipo arábica. Espera-se uma safra de 3,6 milhões de toneladas, valor que representa uma alta de 1,7% quando comparado ao do ano passado.

Com a produção em alta, os riscos também são maiores, pois condições climáticas podem ameaçar a safra e, consequentemente, provocar prejuízos incalculáveis.


Clima: aliado ou inimigo?


Embora cada vez mais assertivas, as previsões meteorológicas não garantem – e muito menos controlam – o tempo e suas “surpresas”.

Em muitas regiões, com o passar dos anos, as estações apresentam cada vez mais características conflitantes com suas sazonalidades.

No inverno, faz calor. No verão, frio. Chuvas previstas em determinados meses não acontecem ou vêm em menor quantidade do que o esperado. Além disso, há sempre a possibilidade das chuvas com granizo que podem obliterar qualquer lavoura.

Por tudo isso, fica o questionamento quanto ao clima. Ele pode ser favorável e auxiliar o produtor a ter grandes rendimentos, ou, em contrapartida, pode oferecer riscos de acordo com sua intensidade e forma.


O que você pode fazer quanto a isso?


Bom, como sabemos, não é possível controlar o clima e suas variações, mas há algo que pode ser feito para evitar ou amenizar os riscos de sua produção.

Quem produz no campo sabe dos riscos que causas naturais ou incêndios podem trazer para a lavoura. Por isso, contar um seguro que indenize sua produção contra incidentes é fundamental para evitar maiores prejuízos.

Para isso, existe o Seguro Agrícola, que cobre eventuais perdas de produtividade das lavouras e garante ao produtor o recebimento dos valores investidos no cultivo.

Conheça algumas de suas coberturas:


· Chuva em excesso


Ocorre quando há precipitação contínua de água, gerando redução na produtividade da cultura de grãos.

Neste exemplo, acontece elevação dos níveis de umidade do solo, causando o apodrecimento de raízes, clorose de folhas e caules, entre outros.


· Seca


Seja em excesso ou pela falta, a chuva é fator preponderante em qualquer produção. Neste caso, a precipitação é insuficiente ou inexistente. Em consequência disso, culturas não irrigadas por determinado período de tempo também ocasionam a perda da produtividade.

Dessa forma, desidratação, raquitismo e ressecamento total ou parcial são alguns dos efeitos causados pela seca.


· Granizo


Consiste na precipitação atmosférica da água em estado sólido, gerando danos físicos à plantação.

Entre os danos causados pelo granizo, estão a queda de plantas, folhas, frutos, necrose e o rompimento da colheita num geral.


· Ventos fortes


A ação da velocidade do vento, seja com ou sem chuva, podem produzir danos à produção como quebra de caules, desprendimento de plantas, que de frutos e/ou grãos e acamamento.


· Incêndio

Pode ocorrer por meio da queda de raios, por exemplo. Dessa forma, as plantações correm o risco de ficarem carbonizadas e completamente destruídas.


· Geada


Temperaturas muito baixas podem causar o congelamento da água nas plantas. Com isto, pode ocorrer formação intracelular de cristais de gelo nos tecidos, murcha e morte do plantio.



Agora que você já sabe que a estimativa para a safra de grãos é alta, bem como seus riscos, procure um de nossos consultores e saiba mais sobre o Seguro Agrícola.


Afinal, produz melhor quem produz com garantia e confiança.


E já sabe: se o que procura é confiança e proteção, a Almanza tem a solução ideal pra você! Conte sempre com a gente!