• Almanza

Plano de Previdência Privada: um benefício cada vez mais valioso nas empresas


Quando ouvimos falar em aposentadoria, as informações são bastante controversas. Com um cenário tão nebuloso quanto este, é muito mais seguro e racional possuir um plano de aposentadoria que não dependa da Previdência Social.


Essa incerteza tem levado muitas pessoas a buscarem esse regime previdenciário. Dessa forma, um dos benefícios mais desejados pelos profissionais atualmente é justamente um Plano de Previdência Privada. As empresas que o oferecem conseguem atrair e reter os melhores talentos devido à segurança proporcionada.


Confira, neste artigo, algumas das vantagens de um Plano de Previdência Privada.


Quais são os princípios de uma Previdência Privada?


A Previdência Privada é um investimento a longo prazo em que o contratante faz, visando, principalmente, a aposentadoria. Trata-se de um regime de capitalização, com valores aplicados no mercado financeiro que rendem e geram juros durante o prazo em que estiver investido.


Este regime conta com participação voluntária, sendo geralmente oferecido a uma determinada classe profissional ou como benefícios de uma empresa. Também há a opção da Previdência Complementar aberta, gerenciada por instituições financeiras. Nesta modalidade, é cobrada taxa de manutenção das carteiras individuais dos segurados.


Como ela funciona para a sua empresa?


Os aportes na conta de Previdência Privada podem ser feitos por meio de contribuição conjunta entre a empresa e o colaborador, ou seja, a empresa contribui com um percentual e o funcionário com o mesmo percentual sob seu salário.


O benefício é bastante amplo e vantajoso, podendo ser gerenciado de várias maneiras. Este valor destinado ao aporte poder ser fixo, baseado nos mais diversos cargos da companhia ou sob a contribuição do colaborador.


Também há a possibilidade de planos coletivos pela empresa. Nesta modalidade, a contribuição é feita unicamente pelo colaborador, que pode resgatar o valor quando sair da empresa ou continuar com o mesmo plano após seu vínculo empregatício.


Este regime de previdência possui um período de recebimento que varia de acordo com o contrato feito pela empresa com o funcionário. Em média, este prazo varia de 7 a 10 anos de tempo de trabalho do colaborador junto a empresa, sendo que o benefício fica disponível após a rescisão de contrato. No entanto, tais regras são variáveis e, mais uma vez, estão sujeitas ao acordo feito em cada contrato.


As vantagens do Plano de Previdência Privada para a sua empresa


Como já dissemos, o Plano de Previdência Privada ajuda a atrair e reter os melhores profissionais na sua empresa, já que, por tratar-se de algo que irá assegurar melhores benefícios futuros aos seus colaboradores, a produtividade irá aumentar, devido à satisfação da equipe.


Com o cenário atual, esta é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum no Brasil, sendo este um dos maiores diferenciais com relação a benefícios.


E a sua empresa? Já oferece algum Plano de Previdência Privada a seus colaboradores?


Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais.