• Almanza

Novembro Azul: mês destinado ao combate do câncer de próstata




Novembro é o mês escolhido para representar, mundialmente, o movimento Novembro Azul, que busca reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esta doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, aparecendo mais frequentemente em homens que tenham a partir de 50 anos, além de pessoas que têm parentes de primeiro grau que tiveram a doença, como um pai, filho ou irmão, por exemplo.

Para entender mais sobre o câncer de próstata e como se prevenir, separamos abaixo algumas informações relevantes que foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.


Confira.


Dados sobre o câncer de próstata


• Os homens vivem cerca de 7 anos a menos que as mulheres.

• Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas.

60% dos pacientes chegam ao serviço público com câncer em estágio avançado por falta de prevenção.

• A chance de cura é de 90% se a doença for descoberta na fase inicial.

• A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e causa sintomas apenas em estágio avançado.


Como se prevenir


Para se prevenir, além dos exames periódicos, mantenha bons hábitos de vida. Algumas atitudes que podem garantir maior bem-estar e saúde são:

· Ter uma dieta balanceada.

· Se exercitar com frequência.

· Manter o controle sobre o peso.

· Diminuir o consumo de álcool.


Quando é hora de fazer o exame?


Os exames preventivos (toque retal e exame de sangue PSA) devem ser realizados a partir dos 45 anos de idade para homens que não apresentam riscos maiores de desenvolver a doença.


Por fim, neste mês destinado ao Novembro Azul, aqui vai o nosso pedido: cuide-se e realize seus exames regularmente. Se for para salvar sua vida, não tenha medo de bancar o herói.


A Almanza Corretora de Seguros apoia o Novembro Azul.