• Almanza

Janeiro Branco: cuidados que as empresas podem ter para cuidar da saúde mental de seus funcionários

Entramos em janeiro e começamos uma campanha muito importante: o Janeiro Branco, em prol da saúde mental. Neste mês, reservamos um tempo para falar com mais profundidade sobre esse tema importante.

A depressão é considerada a doença do século.

Nos últimos anos, os casos da doença aumentaram, assim como pessoas que sofrem de ansiedade e outras doenças psicológicas, como comportamento obsessivo-compulsivo, problemas de fobia, estresse pós-traumático e ataques de pânico.

Segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. E o suicídio é a quarta maior causa de mortes de jovens brasileiros.

Com o ano que tivemos e a pandemia do coronavírus, a tendência é que os casos de problemas psicológicos tivessem um aumento. No ano passado, muitas empresas tomaram medidas protetivas para cuidar da saúde mental de seus colaboradores. Mas é importante que essas ações não sejam passageiras. E se a sua empresa ainda não tem esse tipo de atitudes, talvez seja melhor começar a pensar sobre isso. Por isso, preparamos algumas dicas de como cuidar dos seus colaboradores.

· Converse sobre o assunto

Muitas pessoas ainda tratam esse tema como tabu. Por isso, conversar sobre isso pode ser o primeiro passo. Levar essa informação às pessoas pode ajudá-las a identificar o problema em si mesmas ou em outras pessoas, dando oportunidade para oferecer ajuda.

· Crie uma cultura aberta a este tema

Crie um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam seguras e confiantes para expor os seus problemas. Muitas vezes, os pacientes não se sentem seguros em relatar o problema com medo de serem prejudicados profissionalmente. Espalhe mensagens motivacionais, se preocupe com a pressão colocada nos colaboradores e sempre mantenha o diálogo aberto.

· Tenha um Plano de Saúde que assegure os colaboradores

Outra causa do não tratamento dessas doenças é o seu custo. Com despesas médicas, medicação e talvez incapacidade temporária, as pessoas se preocupam com o financeiro. O problema é que muitas vezes essas doenças são menosprezadas e não recebem um tratamento tão rápido quantas outros tipos de doenças.

Por isso, tenha Planos de Saúde que cubram qualquer tipo de doença, seja ela mental ou física. Esses seguros podem ser valiosos para os seus colaboradores e para a empresa também. Visto que em alguns planos, caso um colaborador precise se afastar, mas continue recebendo, o seguro pode cobrir essa despesa.

Se interessou? Converse com um consultor e saiba mais sobre os nossos planos.