• Almanza

Conheça os benefícios do Seguro Garantia.


O Seguro Garantia é uma forma de garantir o fiel cumprimento daquilo que foi prometido ao segurado pelo tomador. Ele pode ser utilizado, inclusive, para garantir exigências contratuais. Sua apólice pode servir como uma alternativa ao depósito judicial e à penhora nos processos, na esfera administrativa e na judicial, por exemplo.

Quando o Seguro Garantia surgiu, ele era utilizado nos compromissos contratuais entre órgãos públicos e empresas. Aos poucos, esse seguro se tornou mais abrangente, podendo ser usado para garantir diversas coisas, como o funcionamento de equipamentos e maquinários, o cumprimento de termos relativos à concessão para exploração de um bem ou serviço público, o pagamento de impostos, o pagamento de faturas em contratos de compra e venda de energia, entre outros.

O seguro tem o intuito de fazer com que as exigências entre o segurado e o tomador sejam cumpridas e não apenas para contratos comerciais ou corporativos. O Seguro Garantia é visto para a maioria das empresas como uma das melhores opções de garantia no mercado.

Uma de suas principais funções consiste exatamente em oferecer segurança financeira para as empresas. Olhando pelo lado operacional, ter o resguardo do seguro à disposição é necessário para que as atividades não se comprometam e os resultados não corram risco de serem prejudicados.

Um dos seguros garantia bastante utilizados é o Performance Bond, que pode ser utilizado para grandes construções ou prestações de serviços. Com ele, a seguradora fica responsável por fiscalizar o andamento do projeto acordado e avaliar se as cláusulas estão sendo cumpridas de forma certa.

Além disso, vale a pena dizer que a contratação deste seguro não é nenhuma ameaça ao

balanço da empresa, porque ela não precisa necessariamente da utilização de

linhas de crédito bancárias ou aplicações em dinheiro.

Então, o Seguro Garantia é um jeito de ajudar muitas organizações a aproveitar oportunidades de negócio. Ele representa um custo menor em relação à carta fiança ou à caução em dinheiro.