• Almanza

Como criar um ambiente de trabalho seguro


Como criar um ambiente de trabalho seguro


O ambiente de trabalho da sua empresa é seguro? É claro que em qualquer tipo de negócio existem riscos, mas é possível evitar alguns contratempos. Hoje, vamos te dar algumas dicas de como deixar o seu ambiente de trabalho mais seguro para os colaboradores.


1. Prevenção contra coronavírus


Primeiro, vamos ressaltar um dos maiores assuntos da atualidade. Muitas empresas já voltaram à rotina de trabalho presencial e é preciso tomar alguns cuidados.

Mesmo que a sua equipe esteja de volta ao escritório, manter um certo distanciamento ainda é importante. Para isso, aumentar a distância entre mesas e cadeiras pode ser uma boa ideia. Reduzir a quantidade de pessoas no mesmo local também é uma boa opção.

Outro ponto que pode ser útil é a implementação de políticas de não compartilhamento de objetos. Pode ser bom incentivar que os colaboradores tenham suas próprias garrafas de água, canecas e materiais de escritório. Além disso, políticas de higiene pessoal são indispensáveis nesse momento. Por fim, a empresa pode disponibilizar álcool em gel e máscaras para garantir a segurança de todos.

  1. Condições físicas

Se falarmos de um escritório, é comum que as pessoas desenvolvam alguma dor ou lesão por esforço repetitivo, a tendinite por digitar muito, dores na região lombar por ficar muito tempo sentado ou na mesma posição ou dores de cabeça por exposição a luzes fortes.

Neste caso, a empresa pode tomar algumas providências como cadeiras ergonômicas, apoio para os pés ou braços, manutenções nos computadores, entre outras coisas.

Se o assunto for trabalho físico que exija mais do corpo, então a empresa pode se atentar à quantidade de peso que os colaboradores estão pegando. Carregar peso em excesso, além de dores musculares, pode causar hérnias.

Outro ponto, é ter certeza de que estão sendo disponibilizados materiais de segurança para evitar acidentes.


3. Descanso necessário


Boa parte das causas de afastamento temporário são os movimentos repetitivos. Claro que alguns são decorrentes de anos, mas podem ser evitados com pausas frequentes no trabalho. Fazer uma atividade por horas sem descanso pode ser um dos motivos.

Sendo assim, ao invés de passar duas horas na mesma posição fazendo a mesma coisa, é mais seguro passar três horas com aquela ocupação e tirar cinco ou dez minutos de descanso de tempos em tempos. Assim, o trabalho é feito com mais cautela e será melhor para a saúde.


4. Evite estresses desnecessários

Quando o trabalho é mais mental que físico, ou quando se trata de vendas ou estratégias, é normal que o estresse chegue em algum momento. Afinal, lesões por movimentos repetitivos não são só físicas, são mentais também.

O colaborador pode chegar a um nível de esgotamento ou a um estresse tão grave que causa dores de cabeça, cansaço excessivo entre outros sintomas.

A empresa deve se atentar a isso. Acompanhamento psicológico para a equipe é uma ótima forma de começar, mas nada substitui um ambiente de trabalho leve, com boa comunicação e tranquilo.


5. Benefícios de saúde


Mesmo tomando todos esses cuidados, as pessoas ainda podem ter problemas de saúde causados por diversos motivos. Afinal, é normal que no decorrer da vida, as pessoas façam consultas médicas, sejam elas por rotina ou por acidentes.

Por isso, é comum que as pessoas procurem empresas que ofereçam benefícios como plano de saúde, seguro de vida, DIT, entre outros. Essa é uma forma de se precaver individualmente e de cuidar da equipe de trabalho.


Benefícios a favor da empresa


A empresa que oferece benefícios para a saúde da equipe, com certeza é mais valorizada. Como já foi dito, idas a um consultório médico são normais durante a vida, e ter um auxílio, por menor que seja, é bom para qualquer um.

Os colaboradores, por outro lado, podem se sentir mais bem cuidados e valorizados em uma empresa assim. Saber que, se algo acontecer, ele terá auxílio de um plano e da empresa, faz a pessoa se sentir mais segura. Este fator também pode motivar a equipe, afinal, se a empresa cuida tão bem de seus colaboradores, então a equipe pode cuidar bem da empresa também.

Outro ponto importante é a segurança de que se algo acontecer com alguém, a empresa não será prejudicada. O colaborador será bem cuidado e logo poderá voltar ao trabalho em segurança e com a saúde renovada.

Então, contratar seguros e planos de saúde pode ser realmente importante para o seu negócio. Esse fator pode beneficiar a imagem da empresa no mercado em que está inserido e na visão da equipe de trabalho. Como também pode garantir a segurança dos colaboradores e das operações internas.

Contate um de nossos consultores e saiba mais sobre os nossos seguros.