• Almanza

Almanza Explica: Riscos de Engenharia



Uma obra requer diversas medidas de segurança, pois trata-se de uma situação em que tanto os profissionais envolvidos quanto o equipamento e o material utilizado estão o tempo todo sujeitos a acidentes e situações de risco.


E é exatamente sobre isso a que se referem os Riscos de Engenharia.


A importância do seguro


Os prejuízos que os Riscos de Engenharia podem trazer são enormes e podem colocar em risco a continuação de uma obra. Pior que isso: em alguns casos, podem resultar em danos físicos a profissionais e terceiros, consequentemente levando o problema às mais altas esferas jurídicas.


Partindo deste pressuposto, o seguro visa resguardar a empresa construtora ou o construtor autônomo de despesas decorrentes de sinistros durante uma obra civil.


O seguro garante a redução de prejuízos aos responsáveis por uma obra: empreiteiras, construtoras, investidores etc, e trata, basicamente, sobre a reposição de bens que foram danificados no processo.


Conheça, então, as principais categorias relacionadas aos Seguro para Riscos de Engenharia:


Obras Civis em Construção (OCC)


É a modalidade em que o seguro abrange a construção como um todo, sendo aplicado quando a obra possui mais de 75% de caráter civil.


Instalação e Montagem (IM)


Abrange os casos em que a obra é constituída por mais de 75% em montagens, sejam elas mecânicas, hidráulicas, elétricas etc.


Quebra de Máquinas (QM)


Esta modalidade é comumente aplicada sobre equipamentos em operação regular. Um grande exemplo de sua utilização refere-se a equipamentos eletrônicos e riscos de danos em instalações eletrônicas e de informática.


Além dessas 3 modalidades básicas, o Seguro para Riscos de Engenharia também pode cobrir, em alguns casos, despesas provenientes de tumultos, greve, retirada de entulho, incêndio, danos morais decorrentes de responsabilidade civil, entre outros.


Uma dica importante


No momento de contratar o Seguro para Riscos de Engenharia, é de suma importância que haja o acompanhamento de algum engenheiro qualificado, pois este irá identificar e avaliar potenciais riscos à obra.


A partir de então, é realizado um diagnóstico que servirá de base para indicar as melhores soluções com as modalidades de seguro que mais convém em cada caso.

Importante salientar também a contratação de um Seguro de Responsabilidade Civil, pois este será de grande valia quando houver danos a terceiros.


Gostaria de saber mais como funciona o Seguro para Riscos de Engenharia?


Entre em contato com a gente. Teremos o maior prazer em atende-lo.


Clique aqui para falar com um consultor.