• Almanza

7 dicas sobre saúde e segurança no trabalho.


O mês de abril é considerado o mês de conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho. Por isso, nós da Almanza Corretora de Seguros, esperamos chegar o mês de maio para lembrarmos que nunca é tarde para falar sobre esse assunto, que é super importante.

Por estarmos vivendo no segundo ano de uma pandemia, muita coisa mudou nas nossas vidas. E em relação ao trabalho não foi diferente. Muita gente começou a trabalhar em casa, o famoso home office, o que acarretou em muitas diferenças na dinâmica de trabalho.


E não foi só isso. Com a pandemia do novo Coronavírus, o medo e a ansiedade também fizeram e ainda fazem parte dos nossos dias. Por isso, mais do que nunca, é necessário trabalhar com ainda mais segurança e com foco extra na saúde.

Pensando nisso, nós preparamos algumas dicas para você cuidar de você mesmo no trabalho. Lembrando que algumas dicas servem para o trabalho presencial, outras para o trabalho em home office ou para ambos.


1 – Preste muita atenção na sua postura.


Ter dor nas costas é horrível e pode acabar com o seu dia. Trabalhe sempre com uma postura reta e se você trabalha em frente ao computador, fique sempre com o rosto alinhado com a tela.


2 – Iluminação


Excesso ou falta de iluminação podem prejudicar a sua vista ao longo do tempo.


3 – Objetos à solta


Não deixe objetos caídos e espalhados em lugares indevidos. Isso pode causar acidentes sérios e prejudicar a sua vida ou a vida de um colega.


4 – EPI


Se você trabalha em alguma área onde os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são obrigatórios, nunca deixe de usá-los. Eles são obrigatórios por vários motivos, e um deles é por terem a capacidade de salvar a sua vida.


5 – Água


Hidrate-se bem! Beba um copo d’água a cada hora ou uma garrafa a cada duas horas. Existem até apps que te lembrar de beber água, como o Aqualert e o Beber Água.


6 – Levante!


Levante e ande por 5 a 10 minutos a cada 50 minutos que você ficou sentado (a). Isso ajuda na sua circulação e te dá mais energia para trabalhar.


7 – Converse!


O diálogo é muito importante para que seus colegas ou seus coordenadores fiquem sabendo se algo não está ok com você. Então não hesite em procurar o RH ou a pessoa responsável se você não estiver se sentindo bem ou não estiver com segurança para trabalhar.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas! E para saber mais sobre segurança e principalmente seguros, conte sempre com a Almanza.