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5 dicas para implantar o home office na sua empresa

Com o ano que tivemos e os problemas causados pelo coronavírus, muitas empresas se viram obrigadas a implementar o home office.

Algumas tiveram sucesso e outras nem tanto. Mas, e se essa for uma solução permanente? Muitos negócios acabaram encontrando muitas oportunidades no trabalho remoto, e, se essa política foi benéfica, por que não se tornar a forma de trabalho oficial da empresa?


No entanto, não é qualquer tipo de negócio que se adapta a esse formato, talvez pelo tipo de trabalho ou porque a implementação não foi tão eficaz. Pensando nisso, aqui vão 5 dicas de como implementar o Home Office na sua empresa.


1. Mantenha uma comunicação aberta e direta


Talvez essa seja uma das dicas mais importantes. No home office é comum as pessoas se afastarem um pouco, afinal elas não se veem mais todos os dias como antes. Essa distância já é ruim para a equipe entre si. Para o líder e liderados é pior ainda.

Além disso, uma comunicação falha pode ser extremamente prejudicial para o trabalho. Estando cada pessoa em um lugar, os riscos de erros por mal-entendidos são maiores ainda.

Então, busque meios de manter a comunicação clara com a equipe. Procure apps de chats online, ligue, e até mesmo a famosa videochamada pode ser uma boa alternativa.


2. Mantenha uma liderança firme


A liderança nesse caso é primordial. Como dissemos no tópico anterior, o líder precisa estar sempre em contato com a equipe. É comum as pessoas se sentirem um pouco perdidas no trabalho por não estarem juntas com outras pessoas, mas é trabalho da liderança observar isso, e, caso seja necessário, ter conversas para situar as pessoas sobre o funcionamento das coisas.


3. Respeite os horários


Muita gente acha que trabalhar em casa é mais tranquilo, mas o que mais ouvimos são pessoas reclamando que em casa trabalham muito mais. Isso por que elas mesmas não conseguem se desvencilhar do trabalho na hora certa ou os líderes é que chamam os colaboradores na hora errada.

Neste ponto, a empresa deve se atentar a duas coisas: a primeira é conversar com os seus gestores e deixar claro que eles não podem chamar ou dar trabalho para a equipe fora do horário predefinido. A segunda coisa é prestar atenção na equipe, para garantir que eles não estejam passando do horário por conta própria.


4. Garanta um bom ambiente de trabalho


Quando a equipe começa a trabalhar em casa, a empresa deixa de gastar com certas coisas, por exemplo, água e energia. Só que, além do colaborador passar a ter esses gastos, ainda pode acontecer de ele não ter um bom ambiente para trabalhar em casa. Afinal de contas, nem todo mundo tem um escritório montado em casa.

Então, atente-se a isso: cheque se seus colaboradores possuem cadeiras, escrivaninhas e até computadores que o ajudem a exercer um bom trabalho.


5. Formalize o home office contratualmente


Muitas empresas pecam nisso, resultando em mal-entendidos com a equipe e até em processos. Então, formalize a política de trabalho, especifique os horários, o que será cobrado e qualquer tipo de detalhe relacionado ao assunto.

E então, gostou das nossas dicas? Elas podem ajudar a sua equipe a se adaptar de maneira mais fácil ao home office. É claro que cada tipo de negócio tem a sua forma de trabalho, por isso, cabe aos líderes desenvolverem a melhor metodologia para a equipe.

E, para fechar com chave de ouro, só contratando um seguro de Plano de Saúde pra cuidar dos seus colaboradores ou de garantias contratuais para evitar qualquer imprevisto.